Otimização do Ciclo de Compras
Para aumentar o nível de serviço ao cliente interno e dar uma boa experiência de usuário, devemos:
- Implementar soluções que automatizem a geração da requisição de compras.
- Implementar catálogos para que a experiência seja otimizada, além de reduzir erros e tempo de ciclo de pedido.
- Visibilidade. Dar ao requisitante meios de rastrear seus pedidos, orçamento e KPIs e forma simples e intuitiva por meio de dashboards.
Para mitigar riscos e melhorar relações com fornecedores, avalie-os cuidadosamente desde a mobilização até a desmobilização, tenha contratos sólidos, diversifique fornecedores e monitore o desempenho. Mantenha a comunicação aberta e rastreável, busque parcerias de longo prazo, pague pontualmente, ofereça feedback construtivo, negocie de forma justa, colabore para inovação e resolva conflitos construtivamente. Essas estratégias fortalecem a gestão de fornecedores e a proteção de riscos nas compras.
Para reduzir o tempo do ciclo de compras e melhorar os resultados financeiros simultaneamente:
- Automatize processos para eliminar tarefas manuais.
- Implemente a metodologia de Strategic Sourcing, pelo menos para as categorias mais estratégicas.
- Negocie aumento de prazos de pagamento conforme sua política de recebimentos
- Análise custo de capital
- Gerencie estoque de forma eficiente.
- Melhore seu processo de planejamento de demanda. Conforme avanço, sua empresa poderá chegar a um nível de compras preditivas, que tornarão o cycle time próximo a zero.
- Utilize análises de dados (analytics) para otimização de decisões de negócios.
- Avalie o desempenho regularmente.
- Capacitar a equipe com treinamento relevante.
Essas ações agilizam o ciclo de compras e melhoram a gestão financeira.