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Otimização do Ciclo de Compras

Para aumentar o nível de serviço ao cliente interno e dar uma boa experiência de usuário, devemos:

  • Implementar soluções que automatizem a geração da requisição de compras.
  • Implementar catálogos para que a experiência seja otimizada, além de reduzir erros e tempo de ciclo de pedido.
  • Visibilidade. Dar ao requisitante meios de rastrear seus pedidos, orçamento e KPIs e forma simples e intuitiva por meio de dashboards.

Para mitigar riscos e melhorar relações com fornecedores, avalie-os cuidadosamente desde a mobilização até a desmobilização, tenha contratos sólidos, diversifique fornecedores e monitore o desempenho. Mantenha a comunicação aberta e rastreável, busque parcerias de longo prazo, pague pontualmente, ofereça feedback construtivo, negocie de forma justa, colabore para inovação e resolva conflitos construtivamente. Essas estratégias fortalecem a gestão de fornecedores e a proteção de riscos nas compras.

Para reduzir o tempo do ciclo de compras e melhorar os resultados financeiros simultaneamente:

  • Automatize processos para eliminar tarefas manuais.
  • Implemente a metodologia de Strategic Sourcing, pelo menos para as categorias mais estratégicas.
  • Negocie aumento de prazos de pagamento conforme sua política de recebimentos
  • Análise custo de capital
  • Gerencie estoque de forma eficiente.
  • Melhore seu processo de planejamento de demanda. Conforme avanço, sua empresa poderá chegar a um nível de compras preditivas, que tornarão o cycle time próximo a zero.
  • Utilize análises de dados (analytics) para otimização de decisões de negócios.
  • Avalie o desempenho regularmente.
  • Capacitar a equipe com treinamento relevante. 

Essas ações agilizam o ciclo de compras e melhoram a gestão financeira.