Otimização do Ciclo de Compras
Para aumentar o nível de serviço ao cliente interno e dar uma boa experiência de usuário, devemos:
- Implementar soluções que automatizem a geração da requisição de compras.
 - Implementar catálogos para que a experiência seja otimizada, além de reduzir erros e tempo de ciclo de pedido.
 - Visibilidade. Dar ao requisitante meios de rastrear seus pedidos, orçamento e KPIs e forma simples e intuitiva por meio de dashboards.
 
Para mitigar riscos e melhorar relações com fornecedores, avalie-os cuidadosamente desde a mobilização até a desmobilização, tenha contratos sólidos, diversifique fornecedores e monitore o desempenho. Mantenha a comunicação aberta e rastreável, busque parcerias de longo prazo, pague pontualmente, ofereça feedback construtivo, negocie de forma justa, colabore para inovação e resolva conflitos construtivamente. Essas estratégias fortalecem a gestão de fornecedores e a proteção de riscos nas compras.
Para reduzir o tempo do ciclo de compras e melhorar os resultados financeiros simultaneamente:
- Automatize processos para eliminar tarefas manuais.
 - Implemente a metodologia de Strategic Sourcing, pelo menos para as categorias mais estratégicas.
 - Negocie aumento de prazos de pagamento conforme sua política de recebimentos
 - Análise custo de capital
 - Gerencie estoque de forma eficiente.
 - Melhore seu processo de planejamento de demanda. Conforme avanço, sua empresa poderá chegar a um nível de compras preditivas, que tornarão o cycle time próximo a zero.
 - Utilize análises de dados (analytics) para otimização de decisões de negócios.
 - Avalie o desempenho regularmente.
 - Capacitar a equipe com treinamento relevante.
 
Essas ações agilizam o ciclo de compras e melhoram a gestão financeira.