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Estratégias em Situações de Sobrecarga Operacional

Tipicamente sabemos que backlogs surgem em período de picos de demanda, falhas de planejamento ou em período de redução de times. Sempre devemos atacar a causa raiz, mas precisamos também cuidar dos efeitos e para tanto, a SABB recomenda uma abordagem em 3 passos:

  • Analisar toda a base de demandas não atendidas, consolidando-a e verificando o que ainda é necessário. Solicitar o cancelamento das requisições que perderam sua necessidade. 
  • Daquilo que sobrar, e considerando que não há contratos/catálogos que cubram tais demandas, o melhor a se fazer é utilizar compras históricas recentes validando com o fornecedor se as condições comerciais seguem válidas e se possuem estoque. 
  • Para a demanda remanscente, o serviço de alocação de temporários é o mais aderente, pois eles se adaptam melhor que o modelo de BPO via centrais de compas. Primeiro por ficarem alocados no cliente, com facilidade para treinamento, retirar dúvidas e etc. Importante que o time alocado tenha interlocução direta com a gestão do prestador de serviço para, eventualmente, utilizar catálogos pré-negociados.

Para o caso de aumento de demanda, mas de forma continuada, o melhor caminho é pensar numa consultoria para criação de catálogos para toda a curva C e B, estruturação de contratos para serviços recorrentes e para o legado spot, contar com um BPO via central de compras.